I FEIRA DE CIÊNCIAS
Educação é um processo dinâmico em permanente construção. Deve então promover reflexão, discussões, e é diante das diversidades que existem no modo de pensar de cada um, que surgem novas idéias e conceitos e que se dá o processo de aprendizagem. É através da educação que se formam valores e que se dá a ação social. O projeto feira de ciências reflete a necessidade de estarmos ligados aos agraves ocorrido no meio ambiente. Após a evolução industrial, ocorrida no século XVII e que se estendeu pela a Europa do XIX, o homem tem realizado uma corrida desenfreada em busca do acúmulo de capital, a ação humana tem alterado de maneira acelerada a natureza. E quem é responsável por tais ações? É na escola que se dá processo de transformação do individuo no que se diz respeito à construção de valores, por isso cabe a escola promover junto a comunidade onde está inserida, conscientizar do papel de todos nós na formação de uma sociedade mais justa, igualitária, na formação de um mundo melhor de se viver, educar-se é valorizar a vida, usar de solidariedade, na formação do cidadão capaz de transformar.
PROJETOS CIENTÍFICOS ... O PRAZER DO CONHECIMENTO
Quando realizamos um bom projeto científico, trabalhamos quase da mesma maneira que os cientistas profissionais. Como eles, observamos, experimentamos, investigamos, especulamos e comprovamos a validade de nossas hipóteses, mediante mais experimentos, tudo isso com o objetivo de aprendermos mais. Se nosso trabalho foi bom, outros também poderão aprender com ele; mas, para isso, devemos apresentá-lo de maneira adequada.
OBJETIVO GERAL
Promover momentos de estudos ligados à ciências, pesquisar e atuar como agentes transformadores, na construção de valores para a transformação social, criando vínculos comunitários na perspectiva de implantações do subprojeto.
OBJETIVO ESPECIFICO
Implantar na comunidade e comunidade circunvizinhas o interesse nas aulas de ciências e no desenvolvimento de projetos ambientais sustentável com a ação de reciclagem e transformação de materiais colhidos.
PLANO DE AÇÃO
· Realizar estudos, pesquisas, discussões e debates na escola, sobre os problemas ocorridos no meio ambiente, suas causas e consequências.
· Trabalhar em estudo, os princípios básicos da Ciência;
· Estimular a produção de materiais para a exposição na escola;
· Formar parcerias, com a comunidade e poder público;
· Favorecer a aquisição de novos saberes, estimulando uma nova postura na formação do caráter humano.
· Integrar comunidade e escola no propósito de preservação como interagir com outras escolas.
GRUPOS A SEREM ENVOLVIDOS
· Alunos, professores e funcionários do Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças.
· Todas e quaisquer escolas circunvizinhas interessadas no projeto;
· Comunidade local e circunvizinha;
· Rádio local interessada em divulgar o projeto;
CRONOGRAMA
ATIVIDADES |
ESTRATÉGIA |
TEMPO |
Apresentação do projeto |
Apresentar em encontro o projeto que deve ser discutido e avaliado por todos os professores e funcionários da escola. |
|
Materiais e custos |
Realizar levantamento de materiais e valores, necessários para a realização da conferencia e da exposição cientifica |
|
Avaliação |
Avaliar o andamento do trabalho junto aos professores, comunidade e alunos. |
|
Atividade de estudo pesquisa |
Realizar pesquisas de campo, entrevistas, levantamentos de dados, discussões em sala de aula. |
|
Oficinas |
Confecção de materiais para apresentação da feira de ciências. |
|
|
Culminância do projeto |
|
DIVIDINDO TAREFAS
TEMAS |
PROFESSOR(a) |
5ª SÉRIE OU 6º ANO |
|
· Ar |
|
· Seres vivos( protistas, fungos e invertebrados inferiores e invertebrados superiores) |
|
· Solo |
|
· Magnetismo |
|
· Lixo |
|
· Sistema solar |
|
6ª SÉRIE OU 7º ANO |
|
· Vegetação |
|
· Animais vertebrados ( peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) |
|
· Água |
|
· Geologia (biosfera) |
|
· Agrotóxicos |
|
· Desenvolvimento sustentável |
|
· Cadeia alimentar |
|
7ª SÉRIE OU 8º ANO |
|
· Funções nutricionais ( alimentos) |
|
· Sistema circulatório |
|
· Sistema genital ou reprodutor (corpo humano) |
|
· Gravidez na adolescência + planejamento familiar |
|
· Ist/AIDS |
|
· Saneamento básico |
|
8ª SÉRIE OU 9º ANO |
|
· A matéria |
|
· O átomo |
|
· Reações químicas |
|
· Energia |
|
· Eletricidade |
|
· Raiva animal |
|
· Dengue |
|
· Doença de chagas |
|
· Verminoses |
|
· Calazar |
|