I FEIRA DE CIÊNCIAS

03-09-2010 09:36

Educação é um processo dinâmico em permanente construção. Deve então promover reflexão, discussões, e é diante das diversidades que existem no modo de pensar de cada um, que surgem novas idéias e conceitos e que se dá o processo de aprendizagem. É através da educação que se formam valores e que se dá a ação social. O projeto feira de ciências reflete a necessidade de estarmos ligados aos agraves ocorrido no meio ambiente. Após a evolução industrial, ocorrida no século XVII e que se estendeu pela a Europa do XIX, o homem tem realizado uma corrida desenfreada em busca do acúmulo de capital, a ação humana tem alterado de maneira acelerada a natureza. E quem é responsável por tais ações? É na escola que se dá processo de transformação do individuo no que se diz respeito à construção de valores, por isso cabe a escola promover junto a comunidade onde está inserida, conscientizar do papel de todos nós na formação de uma sociedade mais justa, igualitária, na formação de um mundo melhor de se viver, educar-se é valorizar a vida, usar de solidariedade, na formação do cidadão capaz de transformar.

PROJETOS CIENTÍFICOS ... O PRAZER DO CONHECIMENTO

Quando realizamos um bom projeto científico, trabalhamos quase da mesma maneira que os cientistas profissionais. Como eles, observamos, experimentamos, investigamos, especulamos e comprovamos a validade de nossas hipóteses, mediante mais experimentos, tudo isso com o objetivo de aprendermos mais. Se nosso trabalho foi bom, outros também poderão aprender com ele; mas, para isso, devemos apresentá-lo de maneira adequada.

OBJETIVO GERAL

Promover momentos de estudos ligados à ciências, pesquisar e atuar como agentes transformadores, na construção de valores para a transformação social, criando vínculos comunitários na perspectiva de implantações do subprojeto.

OBJETIVO ESPECIFICO

Implantar na comunidade e comunidade circunvizinhas o interesse nas aulas de ciências e no desenvolvimento de projetos ambientais sustentável com a ação de reciclagem e transformação de  materiais colhidos.

PLANO DE AÇÃO

·         Realizar estudos, pesquisas, discussões e debates na escola, sobre os problemas ocorridos no meio ambiente, suas causas e consequências.

·         Trabalhar em estudo, os princípios básicos da Ciência;

·         Estimular a produção de materiais para a exposição  na escola;

·         Formar parcerias, com a comunidade e poder público;

·         Favorecer a aquisição de novos saberes, estimulando uma nova postura na formação do caráter humano.

·         Integrar comunidade e escola no propósito de preservação como interagir com outras escolas.

GRUPOS A SEREM ENVOLVIDOS

·         Alunos, professores e funcionários do Educandário Municipal  Nossa Senhora das Graças.

·         Todas e quaisquer escolas circunvizinhas interessadas no projeto;

·         Comunidade local e circunvizinha;

·         Rádio local interessada em divulgar o projeto;

ESTRATÉGIA

TEMPO

Apresentação do projeto

Apresentar em encontro o projeto que deve ser discutido e avaliado por todos os professores e funcionários da escola.

Materiais e custos

Realizar levantamento de materiais e valores, necessários para a realização da conferencia e da exposição cientifica

Avaliar o andamento do trabalho junto aos professores, comunidade e alunos.

Atividade de estudo pesquisa

Realizar pesquisas de campo, entrevistas, levantamentos de dados, discussões em sala de aula.

Confecção de materiais para apresentação da feira de ciências.

Culminância do projeto

DIVIDINDO TAREFAS

TEMAS

PROFESSOR(a)