Ministério da Cultura visitou Euclides da Cunha e Canudos

11-05-2011 18:12

Ministério da Cultura visitou Euclides da Cunha e Canudos

Por:  euclidesdacunha.com  Ascom – ACEC

Fotos: Ivan Carlos SC

 

O município de Euclides da Cunha, situado no Território de Identidade Semiárido Nordeste II, recebeu a visita da representante do Ministério da Cultura(MinC), Mônica Trigo e do assessor Ramon Rocha. Segundo informação de Antenor Júnior, um dos membros da comissão Executiva do Fórum dos Pontos de cultura da Bahia, esse é o primeiro Território de Identidade que o MinC visitou, e, que serão visitados todos os 26 Territórios do Estado. Em Euclides da Cunha, Mônica Trigo foi recepcionada pelo coordenador do Ponto de Cultura OS SERTÕES, fotógrafo Antenor Júnior, que possui uma sede no distrito de Caimbé, com extensão na cidade de Euclides da Cunha. Para cumprir uma vasta programação que se estendeu até o município de Canudos, a representante do MinC teve que permanecer em Euclides da Cunha durante mais de um dia.

A programação da visita do MinC nos dois municípios foi feita pelo Ponto de Cultura OS SERTÕES, responsável pelo convite. Na cidade euclidense, Mônica Trigo, juntamente com a participação de várias autoridades, dentre elas, a representante do Território de Identidade Semiárido Nordeste II/Secult/BA, Maria Karina, a secretária de educação, Maria auxiliadora Moura, inaugurou a Produtora de Audiovisual Os Sertões em Foto – Imagens da vida. A produtora possui equipamentos bastante modernos, com alto Pedrão tecnológico. Só para se ter uma idéia, possui um estúdio com duas ilhas de edição, totalmente digital. Segundo, Antenor Júnior, “para montar esses equipamentos tivemos recursos do Governo Federal, através do MinC, do Estado, através da Secretaria de Cultura(Secult/Ba) e de alguns parceiros que apostam em nosso projeto. A produtora vai promover, principalmente, trabalho e renda”, observou. No mês passado o Ponto de Cultura OS SERTÕES(organização de uma sociedade civil, contemplada pelo edital/2008, dos Pontos de Cultura da Bahia) realizou uma oficina de audiovisual, dando oportunidade à vários jovens euclidenses em manter contato direto com essa nova ferramenta, promovendo a inclusão digital em um lugar tão carente de equipamentos modernos, informatizados. Após a inauguração da produtora, Mônica Trigo e os presentes, foram à praça Duque de Caxias, centro de Euclides da Cunha, assistiram ao espetáculos da banda de Pífanos formada pelos índios Kaimbés(a banda é um resultado das oficinas promovida pelo Ponto de Cultura OS SERTÕES na aldéia indígena de Massacará), e, da cultura afro-brasileira(puxada de rede, maculelê e capoeira) organizada pelo grupo de Capoeira Esquiva. 

Ainda no município de Euclides da Cunha, a equipe do MinC foi até ao distrito de Caimbé para reinaugurar a sede do Ponto de Cultura OS SERTÕES que contém um laboratório de informática, um auditório, denominado, Nelson Vitório, e uma área para execução de projetos. No centro de Caimbé aconteceram diversas atividades culturais, com a apresentação do Balé Infanto-juvenil Os Sertões, que homenageou o mês internacional da Dança, documentários, e show musical com Ratinho do Acordeon, Forró Vip, dentre outros.

Em Canudos, Mônica Trigo e Ramon Rocha, iniciaram uma grande maratona que teve início em Canudos Velho. Visitou o Museu Histórico de Canudos de propriedade de Manoel Travessa, Parque Estadual de Canudos, alto da favela, vale da morte, trincheiras de conselheiristas, Memorial Antonio Conselheiro, Jardim Euclidiano, perímetro irrigado Vaza Barris e a nova cidade de Canudos. O roteiro da maratona foi elaborado por Antenor Júnior que comentou: “escolhemos locais importantes, estratégicos, para a visita oficial do MinC”, finalizou.