PROJETOS DA ESCOLA

PROPOSTA DE ATIVIDADE

MARATONA DE LEITURA

Sabemos que a leitura possibilita a aquisição da maior parte dos conhecimentos acumulados ao longo da história. Mas o brasileiro lê muito pouco, e foi pensando nisso que o IBS resolveu inserir em sua proposta pedagógica juntamente com o Concurso de Redação, uma Maratona de Leitura que tem como objetivo incentivar a leitura na escola e em outros espaços da comunidade, pois sabemos que a leitura e a escrita estão diretamente ligadas e certamente será muito proveitoso trabalhar as duas juntas.

PARTICIPAÇÃO

Poderão participar todos os alunos que estão matriculados nas turmas de 3º ao 9º das 18 escolas base e Tanquinho, que receberam as ações do Amigos do Planeta na Escola e que façam a inscrição no período determinado pela escola.

Cada aluno inscrito na Maratona deverá ter uma ficha para o acompanhamento e registro da sua avaliação final (segue em anexo modelo da ficha de acompanhamento dos alunos).

Serão considerados alguns critérios para esta premiação:

1-   O maior número de livros que foi lido pelo aluno inscrito para participar da Maratona de Leitura;

2-   O melhor trabalho de escrita entregue pelo aluno a comissão avaliadora;

Será sorteado um aluno de cada escola participante.

O prêmio será escolhido pela escola, o IBS disponibilizará o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para a compra do mesmo.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

·        Os livros a serem lidos serão escolhidos previamente pela escola;

·        O Gestor da biblioteca deverá indicar o livro de acordo com a faixa etária do aluno;

·        Os alunos de Ensino Médio deverão ler apenas Literatura Brasileira;

·        O aluno deverá preencher uma ficha de resumo de leitura (em anexo) ao termino de cada livro. Esta ficha deverá ser entregue ao representante da comissão avaliadora (Gestor da Biblioteca);

·        Será vencedor o aluno que consegui ler a maior quantidade livros no período determinado pela escola e fazer um resumo, sem a ajuda da ficha, de um dos livros que foram lidos.

A escolha do livro para realizar o trabalho final ficará a critério do aluno, lembrando que neste trabalho final deverá conter todas as informações do livro escolhido pelo aluno e um resumo informativo sobre a história. Esta atividade final deverá ser realizada na biblioteca da escola, durante a última semana da Maratona, sem consulta ao livro escolhido pelo aluno (segue modelo para realização da atividade final).

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita por uma comissão avaliadora que terá como coordenador o Gestor da Biblioteca.

PRAZOS

O concurso terá a duração de três meses, deverá iniciar em Maio de 2011 e se estender até agosto de 2011, lembrando que quando terminar a Maratona de Leitura terá início um novo Concurso de Redação, seguindo-se o regulamento anexo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

·        Todas as escolas que receberam as ações do Amigos do Planeta na Escola poderão participar da Maratona;

·        A entrega contribuição para a compra do prêmio só será feita mediante apresentação daNota Fiscal de compra do mesmo;

·        Escolha do aluno vencedor e a entrega do prêmio são de responsabilidade da escola;

·        A escola deverá registrar as atividades realizadas e a entrega do prêmio e enviar via blog.

·        Quaisquer dúvidas que surgirem durante o concurso deverá seresclarecida com a equipe de educação do IBS.

Régea Coelho / Zenaide Campos

Área de Educação / Instituto Brasil Solidário