PEQUENOS PROJETOS
Escola Municipal de Educação Infantil. (Creche)
Bendegó- Canudos- Bahia.
Equipe Diretiva: Jackson José dos Santos e Valdelice Maria de Macedo
Coordenadora Pedagógica: Elizângela Marcos
Professoras: Francineide Costa e Maria Arlete
Publico alvo: Alunos da Ed. Infantil de 02 a 03 anos.
Período: 1ª Unidade.
Projeto Interdisciplinar
Tema: Projeto contos de fadas.
Subtema: Era uma vez...
Justificativa:
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Objetivo:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprenderem valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
Objetivos específicos:
· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.
Metodologia:
- Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias
Recursos:
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Sanfona de histórias;
· Lápis de cor, giz de cera, papel oficio, papel metro, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
· Livros de contos de fadas e histórias infantis, tv, dvd, som,cd e outros.
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais como: · Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais, utilizando fantoches; · Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas com coreografia e apresentação; Confecção de uma sanfona de histórias pelos alunos;
· Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
· Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas, tendo o professor como escriba
Culminância:
. Exposição e apresentação do material confeccionado;
. Dramatizações;
.Coreografias;
.Musicas;
.Entre outros.
Áreas de conhecimento:
.Área de identidade e autonomia
· Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades;
· Respeito e valorização do seu grupo de amigos, família e de outros grupos;
· Valorização do dialogo como forma de lidar com conflitos;
.Área de sociedade
· Construção de regras;
· Fatos do dia-a-dia(em casa,na escola, na rua, na TV,etc.);
.Área de natureza
· Mudanças de hábitos;
· Alimentação;
· Preservação do ambiente (em casa, na rua, na escola, etc.);
· Vídeos instrutivos;
· Desenhos;
.Área musical
· Músicas que possam se adequar ao tema;
.Área de movimento
· Jogos;
· Danças;
· Brincadeiras;
.Área de artes visuais
· Modelagem;
· Recorte e colagem;
· Jogos;
· Cartazes informativos;
.Área de conhecimento de Língua Portuguesa
· Utilização adequada da linguagem oral;
· Recontar histórias;
· Relatar experiências vividas;
· Explicação dos temas, questionamentos;
· Criação de historias;
· Dramatizações;
· Elaboração de texto espontâneo;
· Entre outros.
.Área de conhecimento Matemático.
· Noções (direita esquerda, tamanho, espaço...);
· Correspondência;
· Idéia de quantidade;
· Classificação;
· Bingo de figuras;
· Entre outros de acordo com a realidade da turma;
Projeto Interdisciplinar
Tema: Plantando e cultivando valores.
Subtemas: Campanha da Fraternidade 2011, Páscoa e outras datas comemorativas.
Justificativa: Toda educação tem por fim, o dever de criar hábitos que tornem possível viver em uma sociedade, o ser humano é social por natureza e necessita dos demais, desde o nascimento ate o fim da vida. Nós, seres humanos não podemos educar se não for por meio de valores.
O projeto PLANTANDO E CULTIVANDO VALORES foi construído a partir da necessidade de resolver ou amenizar hábitos e atitudes caracterizados como anti-valores, que nas ultimas décadas ganharam destaque no convívio escolar e familiar. As atividades propostas objetivam melhorar as relações interpessoais do grupo, visando à sensibilização dos educados no que diz respeito à importância dos valores humanos para uma vida digna e participativa enquanto cidadão.
Dessa forma, a proposta leva-os a internalizar conceitos que impliquem em atitudes práticas.
A partir de todas estas colocações observa-se que as relações de poder estarão relacionadas às práticas de discutir e construir o conhecimento, desenvolver a co-participação na realização do próximo, pois à medida que se ensina se aprende.
“Criar a escola que é aventura de marcha, que não tem medo de riscos, por isso que se recusa o imobilismo. A escola que pensa em que se atua em que se cria em que se fala em que se ama se adivinha. A escola que apaixonadamente diz “sim’ à vida”. Paulo Freire.
Objetivo Geral: Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
Objetivos específicos:
· Proporcionar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
· Refletir os valores humanos na pratica do cotidiano;
· Solucionar problemas sociais de forma humana coerente e equilibrada;
· Promover um clima de respeito e amizade entre todos na escola.
Desenvolvimento: Serão desenvolvidas atividades que despertem a reflexão dos valores, trabalhando através da construção de murais, poesias, músicas, leituras diversas, fábulas, criação de frases pelas crianças, pesquisas extraclasse, dramatizações, dinâmicas mensagens, filmes, redações abordando o tema sugerido, jogral, conversas informais, relatos de experiências, acrósticos.
Avaliação: Será feita através da participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas, verificando os comportamentos ou mudanças de relacionamento com o outro.
Recursos: Cd, DVD, Filmes, papel metro, folas de papel oficio, quadro, piloto, computador, livros, jornais, revistas, entre outros.
Áreas de conhecimento: O projeto poderá ser trabalhado em todas as áreas de conhecimento.