FEIRA DE CIÊNCIAS

28-07-2010 02:35

Bendegó se prepara para a  I F eira de Ciências

 

 

O Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças, em Bendegó se prepara para realizar a I Feira de Ciências do Colégio, servindo como avaliação da III UNIDADE de seus alunos.

Segundo o Diretor Jackson Santos, a feira é um evento que irá despertar o interesse e curiosidade dos alunos, já que os mesmos não tem atividades de pesquisas e experiências, já que as escolas do município não têm laboratórios para pesquisas.

 

Um Projeto de Pesquisa para uma Feira de Ciências

 

Segundo Jackson Santos a melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, mesmo que algo saia errado. Ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas de ciências com atenção, participar de eventos nos fornecem um vasto conhecimento, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos. Eu sempre digo que devemos fazer seja certo ou errado, isto quer dizer que se for certo ótimo, nota 10, se for errado aprendemos a não mais errar, portanto devemos sempre ser ousados pois, a palavra experimentação na ciência já diz tudo. Quantos experimentos foram feitos sem êxito até que se chegasse à cura de uma determinada doença ou a descoberta de um determinado medicamento ou equipamento.

Para realizar um experimento devemos ter as mesmas responsabilidades que um profissional da área científica, ou seja:

  • Organizar.
  • Observar.
  • Pesquisar.
  • Investigar.
  • Adotar critérios para a pesquisa utilizando a ética.
  • Experimentar e validar resultados das fases do experimento.
  • Garantir total segurança e qualidade durante a elaboração da pesquisa.
  • Fazer uma boa apresentação da conclusão do experimento.

Todos esse itens citados anteriormente devem ser seguidos com cuidado e atenção, pois, os resultados de seu experimento ou pesquisa poderá ser observado por profissionais do ramo científico podendo futuramente abrir portas para uma brilhante carreira chegando a realização pessoal e profissional.

 

 

 

Por: Jackson Santos