Brasil dá 'carteirada', fica com melhor campo e faz Paraguai lamentar sobre CT

17-01-2011 16:27
Thales Calipo
Em Tacna (Peru)

O complexo esportivo de Videna, conhecido também como Videnita, é o palco de treinos escolhido por Brasil e Paraguai em Tacna, durante a participação na primeira fase do Sul-Americano sub-20. Apesar de dividirem o mesmo espaço, as duas seleções têm à disposição instalações bem distintas, fato que rendeu lamentações a quem acabou sendo “desfavorecido”, no caso, o time paraguaio.

Local de treino da seleção em Tacna

Foto 9 de 31 - Segundo campo de Videnita está em condições piores do que o primeiro Mais Thales Calipo/UOL

No último domingo, Brasil e Paraguai treinaram pela primeira vez ao mesmo tempo. Enquanto os brasileiros puderam realizar sua atividade em um bom gramado e usaram o principal vestiário, coube aos paraguaios um campo em condições muito piores.

Segundo responsáveis pelo local, o Brasil acabou sendo favorecido por ter escolhido primeiro a Videnita como espaço para os seus treinos, mas a tradição do país também pesou.

“O Brasil é uma das melhores seleções do mundo, então é normal que fique com o melhor campo. Isso aconteceria naturalmente”, disse um dos funcionários, indicando uma preferência pelo time de Ney Franco, independentemente da ordem na escolha dos campos.

Essa atitude, por outro lado, obviamente não agradou aos paraguaios, adversários do Brasil nesta segunda-feira, às 21h10 (0h de Brasília). Além de praticamente blindar o treinamento do último domingo, liberando imagens apenas dos 15 primeiros minutos, o treinador Adrián Coria deixou o CT lamentando as condições do campo.

“Isso foi o que conseguimos e não tem nada que possamos fazer agora”, disse o técnico do Paraguai.

O acanhado CT de Videnita é de propriedade da Federação Peruana de Futebol e é utilizado durante o ano por equipes amadoras com jogadores a partir dos seis anos. Neste mês, no entanto, não há concorrência, já que o período de férias escolares é também a época de descanso desses times.