PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

EDUCANDÁRIO MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

BENDEGÓ/CANUDOS – BA

 

 

 

Projeto Político Pedagógico

 

 

 

Projeto Político Pedagógico para a    Educação Infantil e Ensino Fundamental, elaborada pelo Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças Educação Infantil e Ensino Fundamental, sob a direção do Professor Jackson José dos Santos, vice-diretora Valdelice Maria de Macêdo,  Coordenadora Pedagógica: professora  Elizangela Marcos da Silva, e Educadores Docentes e não docentes.

 

 

  1. APRESENTAÇÃO

 

Este documento apresenta o Projeto Político Pedagógico, do Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças; projeto este que dará suporte as ações educativas executadas por este estabelecimento de ensino.

Em comprimento a nova Lei n. 9394/96, que prevê em seu artigo. 12, inciso I, que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”, isto em consonância com o art. 14 que estabelece a participação dos profissionais da educação no projeto pedagógico” ratifica sua legitimidade, pois nasceu do bojo das relações escolares, de maneira coletiva, participativa e democrática, assumindo e refletindo sua intencionalidade educativa. Desta forma, este projeto visa compreender que o ambiente escolar é o lugar de alcance para os saberes que conduzem a uma real cidadania e este é o principal desafio para os educadores da atualidade. Esta incorporação de sentido é necessária no trabalho de mediação entre o saber e o aluno. A educação tem sempre um propósito. Para realizar-se atende a um objetivo determinado, característica indissolúvel da práxis humana. Até mesmo a prática que tenha pouco ou nenhum aspecto reflexivo, tem o potencial de transformar ou perpetuar a própria condição ou a condição do outro. Toda ação docente perpassa o caminho da construção do homem social e nesta condição, a tarefa do educador assume fundamental importância. Negar a responsabilidade do papel transformador desta práxis é negar o conceito da humanidade. É fundamental que haja uma prática educacional que desafie a realidade excludente que bate cada vez mais forte as portas da atualidade e alerta até mesmo àqueles que se encontram no lado oposto, que as diferenças sociais cobram um preço muito alto para existir.

Segundo Almeida (2004, p.107), “o papel político da escola está em garantir a todos o acesso ao conhecimento como modo de superar a dominação decorrente da distribuição desigual do saber e do acesso à cultura”. Oferecer um ensino de qualidade é, por conseguinte, uma forma de superação das desigualdades.

É necessário compreender que são várias as necessidades que emergem da ânsia de reconstruir a escola pública de forma a realizá-la como efetivamente democrática, de qualidade e transformadora. Todas elas se centralizam, porém, na necessidade de perceber a escola inserida nesta sociedade como elemento vivo; espaço essencialmente de ensino-aprendizagem, que acontece a partir da relação entre sujeitos participantes do processo social, portanto, político e cultural. É neste momento de ciência do aspecto social que permeia o ato educacional que poderá haver a condução do exercício da libertação da prática burocrática e vazia de sentido. De acordo com Freire (1996), esta condição, entre outras, é indispensável àquele que ensina:

 

“O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferindo na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências.” (FREIRE, 1996, p.85).

 

O papel de interventor da realidade, implícito na identidade do educador, deve ser daquele que é ciente dos determinantes das relações estabelecidas na sociedade contemporânea e de seus influxos, sabedor da importância do conhecimento cientifico, mas também preocupado com os antagonismos que cerceiam a dignidade humana, a vida e a igualdade. Neste papel reflete e faz refletir a luz da educação, democrática, justa e de direito

O Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças encontra-se situado no Distrito de Bendegó- Município de Canudos - Ba, há uma distância de dezenove quilômetros da sede municipal da cidade de Canudos.

O Projeto Político Pedagógico tem como objetivo primordial zelar pela qualidade da educação do O Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças com intuito de ampliar seu campo de ação envolvendo a comunidade local e o colegiado existente no contexto escolar para fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social.

O referido Projeto Político Pedagógico trás no seu bojo toda estrutura de funcionamento do Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças, bem como os Projetos que serão desenvolvidos durante o ano letivo em curso e o planejamento das atividades que se pretende trabalhar em sala de aula, é importante salientar que este Projeto não tem a preocupação de apresentar soluções definidas, mas procura expressa o desejo e o compromisso do grupo, que a partir de um processo de discussões, trocas e buscas comuns, objetiva participar da construção da cidadania da comunidade na qual está inserido. E contribuir de forma definida para  melhoria da qualidade de vida das pessoas.

  1. INTRODUÇÃO

 

Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças – Educação Infantil e Ensino Fundamental, é um dos primeiros  estabelecimento de ensino da cidade de Canudos, fundado em 1986, foi construído pela Prefeitura Municipal de Canudos.

A Escola passou a funcionar, através da portaria de nº 08/93, em 10 de Março de 1986, com o nome de Centro Educacional Dr. Manoel Adriano Filho. Com a Autorização nº 209/96, Processo nº 870314795,  sendo que sua implantação deu-se no dia 28 de Maio de 1996, pelo então Prefeito do Município de Canudos, Senhor Manoel Adriano Filho. Da sua fundação até o ano de 2002, o estabelecimento foi denominado Centro Educacional Dr. Manoel Adriano Filho. A partir de 28 de setembro de 2002, através do Decreto nº.2312 passou a denominar-se Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças.

A implantação  trouxe a necessidade de atendimento de alunos da Zona Rural do Município de Canudos e alguns povoados de cidades vizinhas.

 

2.1. Identificação Do Colégio

 

Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças

DISTRITO – BENDEGÓ – SETEMBRO 2010.

 

2.2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

 

1.2 Localização: Região Noroeste da Bahia, no Município de Canudos

1.3 Entidade Mantenedora: Secretaria Estadual de Educação – Prefeitura Municipal de Canudos

1.4 Grau de Ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental

1.5 Endereço: Avenida Juazeiro, S/N

1.6 Município: Distrito de Bendegó – Canudos – BA - CEP: 48520000

Portaria nº 08/93

Autorização nº 209/96

Processo nº 870314795

Decreto nº 2312

Diário Oficial De 28-05-1996

Cnpj Nº 11.874.183/0001-90

1.7 Ano de Exercício: 2011 a 2013

1.8 Telefone: (75) 3494-6012

1.9 Áreas e dependências físicas: 8.127.65 m2

1.10 Áreas construídas: 2.791,64 m2

1.11 Características:

Número de Alunos: Educação Infantil:

Número de Alunos: Ensino Fundamental:

Total: ------ Alunos

 

Equipe Dirigente:

 

Diretora:  Jackson José dos Santos.

Vice-Diretora: Valdelice Maria de Macêdo

Coordenadora Pedagógica: Elizângela Marcos                                                 

Secretária:  Sirleide

 

Ano 2011:

Número de Alunos: ------ Alunos

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Creche = ------ Alunos

Pré I = ------ Alunos

Pré II= ------ Alunos

Total de ------ Alunos na Educação Infantil

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

1º Ano = ------ Alunos

2º Ano = ------ Alunos

2ª Série = ----- Alunos

3ª Série = ----- Alunos

4ª Série = ----- Alunos

Total de ------ Alunos no Ensino Fundamental

ENSINO FUNDAMENTAL II

5ª série

5ª A = ----- Alunos

5ª B = ----- Alunos

5ª C = ----- Alunos

Total na 5ª série

6ª série)

6ª A = ----- alunos

6ª B = ----- alunos

6ª C = ----- alunos

Total na 6ª série

7ª série

7ª A = ----- Alunos

7ª B = ----- Alunos

Total na 7ª série

 

8ª série

8ª A = ----- Alunos

Total de ---- alunos na 8ª série.

Total de ------ Alunos no Ensino Fundamental II

O E.M.N.S.G. – EDUCANDÁRIO MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS tem matriculado no ano de 2010 um total de ------ Alunos.

Possui na equipe diretiva: um diretor e uma vice-diretor, uma coordenadora pedagógica ,uma secretária escolar, um agente administrativo, três vigilante, três merendeiras, quatro zeladoras.

 

Total de ______ recursos humanos.

 

Resultado da Unidade Escolar no ano anterior

 

 

  1. APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 

A Escola foi criada pela Portaria nº 08/93, de 10 de Março de 1986, com o nome de C.E..M.M.A.F. “Centro Educacional Dr. Manoel Adriano Filho” tendo sua instalação ocorrida no mesmo ano.

A partir de 28 de setembro de 2002, através do Decreto nº.2312, por determinação legal, a escola da Rede Municipal teve que executar mudanças na denominação, passando a denominar-se E.M.N.S.G.. “Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças”.

A escola possui alunos com média de 3 a 22 anos de idade, 517 matriculados, sendo 241 freqüentes e 28 transferidos.

O perfil sócio-econômico é bem diversificado, mas a maior parte dos alunos encontra-se situada na renda mínima, 50% dependem de programas da bolsa escola e ajuda na aquisição de materiais escolares subsidiados.

 

  1. JUSTIFICATIVA

 

A Escola Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças têm como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias. Temos como propósito fortalecer nos educandos, a postura humana e os valores aprendidos: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis, a esperança. Queremos deste modo formar seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.

Mobilizar toda comunidade escolar em torno de um grande movimento que vise a transformação global da escola: um trabalho que identifique as condições reais da escola e que identifique, também as condições ideais de trabalho   para todo.

A aprendizagem do alunado não é  satisfatória, apesar do IDEB da escola ter superado as expectativas pois, o número de reprovação e evasão ainda é alto. Temos alunos com alto índice de repetência . São muitas as dificuldades enfrentadas pela equipe diretiva, corpo docente e discente, devido a falta de recursos financeiros. O PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação está chegando aos poucos pela primeira vez e até a presente data  a única fonte de recurso financeiro é a Prefeitura Municipal.

O nível de ensino precisa passar por uma novo redimensionamento  e há necessidade de formação continuada do professor nas áreas que atuam devido o professor lecionar matérias que não são de sua área de formação.

 

 

1.     OBJETIVO GERAL

 

Ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que venha a favorecer o crescimento social da comunidade Canudense.

 

5.1 Objetivos dos níveis de ensino

5.1.1 Ensino Fundamental

 

Desenvolver a capacidade de aprendizagem, postura pesquisadora, auto estima, valorização da terra para formação de valores, fortalecimento dos vínculos familiares e convivência comunitária, através de conhecimentos socialmente úteis, a fim de exercer sua cidadania.

 

5.2. Objetivos específicos

 

- Desenvolver a capacidade de organização dos educandos quanto à preservação e limpeza do ambiente educativo, pontualidade, horários da escola e o zelo ao patrimônio escolar,

- Vivenciar juntamente com a comunidade escolar, atitudes como humildade, respeito, postura, disciplina e solidariedade;

- Construir um ambiente educativo que vincule com a comunidade através  dos processos econômicos, políticos e culturais;

- Oferecer a comunidade escolar, momentos de estudo, a fim de qualificar  a atuação junto à comunidade escolar;

- Buscar a combinação entre teoria e trabalhos práticos como instrumentos para desenvolvermos habilidades e conhecimentos socialmente úteis á comunidade escolar

 

1.3.     OBJETIVOS SOCIAIS

 

O objetivo da escola é o ensino e a aprendizagem. A organização, as condições, as condições físicas e materiais são os meios para atingir este objetivo. Tem como função social o aprimoramento de capacidades cognitivas, operacionais e sociais dos alunos, promovendo o fortalecimento da subjetividade e da identidade cultural, incluindo o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e da imaginação.

Para isso, torna-se necessária a construção de uma escola democrática, plural e com qualidade social.

 

 

  1. MARCO SITUACIONAL

 

O mundo que outrora se configurava em pequenas ilhas, na contemporaneidade tornou-se uma aldeia global. Novos tempos, novas tecnologias a fazer de muitos povos um só povo; “a humanidade”, dividindo-a em produtores, consumidores e excluídos.

Estar no mundo, não implica participar dele, a exclusão social e intelectual abate todos os países não é menor no Brasil, ao contrário, é uma realidade que urge ser encarada e enfrentada como um grande desafio àqueles que escolheram a educação como seara, pois como nos diz Paulo Freire _ “Se a educação não muda o mundo, tampouco o mundo muda sem ela”.

Vivemos um momento ímpar na realidade brasileira, além de exclusão social, racial, digital ou escolar, a miséria, a crise de valores e identidade, advindos da desestruturação e da formação de novos agrupamentos familiares, a disparidade socioeconômico - cultural e outros tantos fatores “inaceitáveis”, mas comuns no cotidiano das pessoas, completam o quadro de descrença do povo a seus governantes, face à descoberta de corrupção desenfreada.

Neste turbulento momento histórico surge a necessidade de um PPP, novo abrindo espaços da escola, mudando o foco para a valorização do ser em detrimento do ter, assumindo em meio a estas discussões perspectivas e novas posturas.

Não se concebe mais uma escola onde os saberes e vivências, pais e comunidade ficam do lado de fora dos muros do Colégio, alheios, e muitas vezes, indiferentes ao que se passa dentro do mundo escolar, como se a aprendizagem pudesse ser algo separado do viver das pessoas.

O Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças conta ainda com o agravante de estar situada em um distrito, num contexto social onde a contravenção, contrabando, drogas, desorganização familiar, prostituição Infantil, desigualdade social, interferem claramente no processo educativo, na apropriação efetiva dos conhecimentos e aptidões necessárias ao educando.

Em face isto, o educador precisa repensar sua prática educativa, pois diante da atual conjuntura requerem-se novas metodologias para atingir novos objetivos, buscando entender como o aluno desenvolve suas potencialidades e as suas carências e que tipo de apoio ele necessita para avançar em sua aprendizagem. A comunidade do qual faz parte o Educandário Municipal Nossa Senhora das Graças – Ensino Infantil e Ensino Fundamental, heterogêneo. Contamos com filhos de  proprietários e trabalhadores rurais, comerciantes, pescadores, trabalhadores assalariados, autônomos e desempregados.

Percebem-se claramente as diferenças sócio-culturais existente nos diferentes períodos de aula. No período matutino e vespertino atendemos a uma classe social mais elevada onde os pais possuem um poder aquisitivo pequeno e grau de instrução baixíssimo.

Consequentemente, a participação das famílias na vida escolar de seus filhos é mais intensa.

Tal realidade pode sem duvida alguma interferir no trabalho pedagógico, se não adotarmos uma pratica pedagógica onde se observa atentamente como se processa a aprendizagem. Em face dessa nova organização escolar os educadores precisam de outra postura frente à necessidade de resgatar no cotidiano escolar valores imutáveis da formação humana percebendo o erro como parte da aprendizagem.

Diagnósticos realizados na escola constatam como principais motivos para:

 

      6.1. Evasão

 

desinteresse e falta de perspectiva quanto ao futuro;

o trabalho;

problemas na família;

gravidez precoce;

dificuldades de aprendizagem;

discriminação;

as constantes reprovações.

 

     6.2. Repetência

 

indisciplina em sala de aula;

faltas constantes;

dificuldades de aprendizagem;

pouco acompanhamento dos pais;

falta de interesse em aprender;

dificuldades de aprendizagem.

 

1.3.         Aprovação

 

domínio de conhecimento;

apoio dos pais;

horário de estudos em casa;

professores comprometidos com aprendizagem;

frequência escolar;

 

1.4.         Dificuldades

 

baixo poder aquisitivo das famílias;

falta de mercado de trabalho que provoca desemprego;

menores sem atendimento satisfatório das famílias;

 

1.5.         Aprendizagem

 

estudos extra-classe;

acompanhamento do professor;

apoio dos pais;

interesse dos alunos;

material pedagógico.

 

Em face isto, iremos repensar nossas práticas educativas, realizando trabalhos participativos onde a comunidade escolar esteja presente. Adotaremos novas metodologias para que atinja os objetivos da escola e dos alunos.

  1. FILOSOFIA DA ESCOLA

 

Educar partindo do principio: Prática-teoria-prática, em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.

 

           7.1. Princípios Filosóficos da Escola