Familiares de sobrevivente do massacre no México são ameaçados

27-08-2010 08:25

 

O governo do Equador anunciou na quinta-feira que adotou medidas para proteger os familiares do equatoriano que sobreviveu ao massacre de 72 imigrantes descoberto esta semana no Estado de Tamaulipas, no México. Os familiares do sobrevivente – identificado apenas como Freddy, pelas autoridades – moram em Ger, uma vila rural no sul do Equador. Eles disseram à BBC que receberam ameaças de morte do traficante de pessoas que tentou levar Freddy aos Estados Unidos, via México.

Policiais foram enviados à comunidade e o ministério de Imigração (Senami, na sigla em espanhol) entrou em contato com os pais de Freddy, que estão nos Estados Unidos. A ministra Lorena Escudero disse que Freddy, que está hospitalizado no México, "precisa de proteção absoluta", pois "se trata de uma pessoa que denunciou o crime organizado".

"É uma vítima que tem que ser protegida em sua saúde física e mental, e de possíveis retaliações dos criminosos", disse ela.

Emprego nos EUA

A ministra afirmou também que o governo do Equador vai investigar o tráfico de pessoas no país. Em Ger, o ambiente é de angústia e temor. O México não revelou oficialmente o nome do equatoriano, mas na comunidade, todos sabem de quem se trata.

A esposa de um primo de Freddy, María Ignacia, disse à BBC que o equatoriano trabalhava como agricultor em Ger e deixou o Equador em julho para tentar visitar seus pais nos Estados Unidos. O pai de Freddy havia se mudado para os Estados Unidos há quatro anos. A mãe mudou-se dois anos depois. O casal deixou os oito filhos em Ger.

Freddy queria juntar-se aos pais nos Estados Unidos e arranjar um emprego lá, para enviar dinheiro a sua esposa, Angelita, de 17 anos. Ela está grávida de quatro meses. O primeiro filho do casal morreu com seis meses de idade.

O equatoriano pagou US$ 11 mil ao "coyotero" – como são chamados os traficantes de pessoas no Equador – para ser levado aos Estados Unidos. Na semana passada, Freddy telefonou para sua esposa da Guatemala para dizer que tudo estava bem e que ele havia conhecido outros equatorianos do sul do país.

Uma das tias de Freddy em Ger disse à BBC que "a pobreza fez meu sobrinho seguir os seus pais, que também não têm empregos nos Estados Unidos". "O pai de Freddy me ligou [na quinta-feira] chorando, e dizendo que não pode fazer nada para ajudar", disse ela. Os familiares de Freddy lamentam não ter recursos econômicos para ir ao hospital no México e pedem ajuda ao governo do Equador. "Não sabemos quando ele vai se recuperar. Só sabemos que ele está em estado grave", disse.